O colesterol varia pouco com mudanças bruscas na dieta, já o triglicerídeos pode variar bastante. Por exemplo, alguém com triglicerídeos elevados e fazer uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta poderá apresentar resultado falsamente alto. Para triglicerídeos, você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames.
Sim, as bebidas alcoólicas alteram e muito os resultados dos exames. O ideal é ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
Nem todos os exames necessitam de jejum.O tempo de jejum pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames,de 8 horas para alguns e de 12 horas para triglicérides, frações de colesterol e ácido úrico. Os exames hematológicos (hemograma, plaquetas, hemossedimentação, reticulócitos, etc) não requerem jejum.
O consumo de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames. Por isso, deve-se evitar sua ingestão de qualquer preparo, seja puro, com açucar ou adoçante. Algumas ervas usadas no chimarrão contém açucar e podem interfeir no exame de glicemia.
A nicotina altera uma série de exames hematológicos e hormonais e também a curva glicêmica. Recomenda-se evitar fumar no dia da coleta.
Alguns sim, em especial os antiinflamatórios e antibióticos. Verifique com seu médico sobre a possibilidade de interromper o tratamento.
Sim. Alguns exames são solicitados justamente porque a pessoa apresenta febre, tendo como objetivo verificar se há alguma infecção. Porém, em algumas circunstâncias, a doença que causa a febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabológicos e imunológico do paciente. Como prevenção, consulte o seu médico ou o laboratório antes de realizar os exames.