Laboratório SANT'ANA

Dúvidas Frequentes

Alimentação interfere nos resultados de Colesterol e Triglicerídeos?

O colesterol varia pouco com mudanças bruscas na dieta, já o triglicerídeos pode variar bastante. Por exemplo, alguém com triglicerídeos elevados e fazer uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta poderá apresentar resultado falsamente alto. Para triglicerídeos, você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames.

As bebidas alcoólicas alteram os resultados dos exames?

Sim, as bebidas alcoólicas alteram e muito os resultados dos exames. O ideal é ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Exames de sangue são feitos sempre em jejum?

Nem todos os exames necessitam de jejum.O tempo de jejum pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames,de 8 horas para alguns e de 12 horas para triglicérides, frações de colesterol e ácido úrico. Os exames hematológicos (hemograma, plaquetas, hemossedimentação, reticulócitos, etc) não requerem jejum.

O paciente pode tomar café ou chimarrão antes da coleta de sangue?

O consumo de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames. Por isso, deve-se evitar sua ingestão de qualquer preparo, seja puro, com açucar ou adoçante. Algumas ervas usadas no chimarrão contém açucar e podem interfeir no exame de glicemia.

Pode-se fumar antes da coleta dos exames?

A nicotina altera uma série de exames hematológicos e hormonais e também a curva glicêmica. Recomenda-se evitar fumar no dia da coleta.

Remédios interferem nos exames laboratoriais?

Alguns sim, em especial os antiinflamatórios e antibióticos. Verifique com seu médico sobre a possibilidade de interromper o tratamento.

Se estiver febre ou gripe no dia da coleta pode ocorrer alteração nos resultados dos exames?

Sim. Alguns exames são solicitados justamente porque a pessoa apresenta febre, tendo como objetivo verificar se há alguma infecção. Porém, em algumas circunstâncias, a doença que causa a febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabológicos e imunológico do paciente. Como prevenção, consulte o seu médico ou o laboratório antes de realizar os exames.